O Instagram é uma poderosa ferramenta de divulgação de sua marca e de vendas. Conheça essa ferramenta e como ela pode ajudar seu negócio a alcançar uma presença digital relevante. Pensando nisso, escrevi 7 dicas que irão contribuir para que isso aconteça. Vamos lá!


1. Conheça seu negócio

Antes de iniciar no Instagram, entenda seu negócio. Procure conhecer quem são seus clientes: hábitos, gostos, idade, classe social e gênero para promover vendas para possíveis compradores, não desperdiçando orçamento com quem não tem interesse pelo seu produto.

Analise seus concorrentes. Onde estão? Como atuam? O que ofertam? Conhecendo seus concorrentes, você consegue estabelecer seus diferenciais e como atuar de forma mais assertiva.

Analise suas margens de lucro, de investimentos, de gastos, de tempo. Conheça até onde você pode ir e esteja preparado para gerir recursos para atender seu cliente físico ou virtual.

Trabalhe seu Discurso de vendas (maneira pela qual é conciso e persuasivo, de modo a conseguir comunicar o valor daquilo que você vende e incentivando o cliente a adquirir) pois ele será usado no Insta para ofertar seu produto ou serviço.

Lembre-se que o Instagram é uma ferramenta de prospecção, onde você pode construir sua autoridade e trabalhar a imagem da marca.

Ou seja, para ter êxito no Instagram, é necessário que seu negócio tenha uma estrutura bem definida. Observe que não me refiro aqui em ter um negócio completamente pronto, mas que tenha uma estrutura mínima para atendimento ao seu cliente.

Cuide de seu negócio com o mesmo cuidado que irá cuidar de seu perfil.

2. Não entregue 100% de seu perfil para agências

Estranho falar isso em um site de design, não é? Mas quem mais conhece seu negócio é você. O escritório de design vai te dar diretrizes, desenvolver layouts para postagem, ajudar no cronograma de publicações, auxiliar na construção do perfil de seu público-alvo (persona).

Mas o design não vai estar sempre ao seu lado. Stories onde você aparece falando ou mostrando um produto novo que chegou em sua loja, isso é você que terá que fazer. Ou até mesmo fazendo publicações, orientadas pelas diretrizes de seu projeto gráfico que seu design desenvolveu

Lembre-se: o Instagram é uma rede social. As pessoas não se relacionam com empresas, pessoas se relacionam com pessoas. Por isso, grandes empresas buscam sempre estar conectada com seus clientes de forma mais pessoal: comentando em publicações, respondendo comentários e muitas vezes curtindo publicações de seus seguidores.

3. Melhorar sua oferta

Comunique qual produto ou serviço você está ofertando no Instagram. Isso deve constar de forma clara para seus seguidores. Quando se trata de produtos físicos, isso fica mais explícito, mas quando se trata de infoproduto ou serviço, deve-se informar o que está sendo ofertado.

É essencial a produção de conteúdo, mas a oferta não pode ficar de lado.

É comum a preocupação de postar conteúdos relevantes, que chamem a atenção de seguidores. Isso traz novos seguidores e fideliza os atuais. Mas não adianta se esse público não tem clareza do produto ou serviço que oferece. Ofereça conteúdo e vincule ao que está vendendo.

4. Pare de vender produtos, venda benefícios

Fale com o emocional de seu seguidor. Fale qual a dor de seu cliente e mostre a solução para essa dor por meio de seu produto. Ninguém compra abridor de latas, mas a funcionalidade de abrir latas. Compra porque o produto traz um benefício.

Podemos ver exemplo disso em grandes varejistas, como por exemplo a PoliShop. Seus comerciais demonstram massivamente as vantagens do produto ofertado.

A Wine não vende vinhos, isso você pode adquirir na adega perto de sua casa. Ela vende a comodidade de ter vinhos de acordo com seu gosto no dia e local que você escolher.

5. Uso stories

Tenha um posicionamento humano, produza conteúdo informal. Mostre os bastidores de sua empresa, seus produtos, o que acontece para que o produto chegue até seu cliente. Lembra? Pessoas se relacionam com pessoas.

Vale lembrar que o perfil do seu negócio deve ser respeitado, estabelecendo assim um limite para essa informalidade. Por exemplo: um vendedor de skate usando a expressão “ Aí, galera!” é normal, mas para um advogado, devido ao próprio perfil do profissional, fica inadequado usar a expressão.

Dessa forma, o ideal é ser você mesmo. Seja natural e autêntico.

6. Conheça o Algoritmo do Instagram

Algoritmo é conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas.

O algoritmo do Instagram busca entender qual o assunto mais relevante para um determinado usuário. Se você curte, comenta ou assiste vídeos de um determinado seguimento ou assunto, o algoritmo entente que deve dar prioridade a esses temas ou a temas relacionados em seu feed ou no explore (painel de pesquisa) do Instagram.

Por esse motivo, para que o algoritmo distribua seu conteúdo, é necessário que suas postagens sejam recorrentes e relevantes. Então:

Publique periodicamente. Uma vez por dia, 3 vezes por semana, toda segunda e quinta… Defina um período que consiga cumprir, mas seja fiel ao seu cronograma.

Busque por curtidas. Publique conteúdo que desperte interesse de seu público. Observe no relatório do Instagram que tipo de postagem mais foi curtida ou, se for o caso, faça enquetes para saber o que postar mais.

Provoque seus seguidores a opinar/comentar nas publicações. Exemplo: se você tem um produto com variações de cor, poste foto com duas peças, uma de cada cor, e pergunte qual agrada mais e peça para comentar.

7. Anuncie

O Instagram disponibiliza ferramentas para promover uma publicação, ou seja, fazer anúncios. As postagens que aparecem no seu feed com a inscrição “Patrocinado” são anúncios pagos. Isso pode ser feito de duas formas:

Por meio do botão Promover, no canto inferior de sua postagem;

Por meio do Facebook Ads, ferramenta de gerencia campanhas e anúncios do Facebook (proprietária do Instagram)

A primeira opção é mais simples, bastando criar uma página do seu perfil no Facebook, fazer alguns filtros simples e definir orçamento dentro do próprio Instagram. A segunda é uma ferramenta mais profissional e exige um conhecimento maior de marketing digital. Essa ferramenta possui filtros mais avançados que propiciam um melhor aproveitamento de seu orçamento, pois busca alcançar usuários que tenham interesse em sua área de atuação.

É possível anunciar no Instagram a partir de R$ 50 por mês (na data de hoje). Essa valor pode sofrer alterações.

Sobre mim

Sou um profissional apaixonado pelo design, principalmente por marcas e seu poder de influenciar decisões. Sou design de formação, tendo 20 anos de experiência no mercado. Atuo nas mais diversas áreas do design, dentre elas identidade visual, web design e design editorial.

Conheça um pouco do meu trabalho.

Entre em contato

Fone: +55 61 98594-9823
Email: contato@fabiorib.com.br
Web: fabiorib.com.br

Setor de Indústrias Gráficas
Quadra 6 Loja 1275 – Zona Industrial
Brasília – DF – 70610-460

Entre em contato

Vamos trabalhar juntos?

CONTE-ME UM POUCO SOBRE SEU PROJETO

Então, como posso ajudá-lo? Conte um pouco sobre seu projeto. Uma logo? Um site? Qual objetivo pretende alcançar ou qual público quer conquistar? Me encaminhe uma mensagem e vamos conversar um pouco.

VAMOS CONVERSAR