Você escreveu um livro maravilhoso e o mundo precisa conhecê-lo. Publicar um livro , muitas vezes, é difícil e caro. Ou o autor encontra uma editora que deseje publicar seu livro ou arca com os custos de uma impressão. Com a chegada do livro digital, os e-books, a publicação de um livro com baixo custo se tornou realidade.
A Amazon, o maior e-commerce de livros do mundo, pode ajudar escritores que tinham o sonho de publicar suas obras. Com o Kindle Direct Publishing, plataforma da Amazon para publicação de eBooks , é possível publicar de forma independente e gratuita.
Para concretizar esse sonho, é necessário formatar e criar uma bela capa. O velho jargão continua sendo verdade: “Não se conhece um livro pela capa”, mas não podemos ignorar: vende-se um livro pela capa.
Como formatar para publicar na Amazon
É necessário formatar de maneira correta para que seja possível a leitura no Kindle (aparelho de leitura da Amazon) e em celulares, tablets ou computadores por meio de aplicativo de leitura.
Recomenda-se o uso de um editor de texto como o Microsoft Word ou Google Docs para fazer a formatação.
A Amazon publicou o Guia simplificado para formatação de eBooks com o passo a passo dessa formatação, quase uma ABNT, sugerindo também usar o Kindle Create, programa para finalização e pré-visualização do produto final em vários tipos de tela.
Ainda assim, destacamos algumas sugestões que irão ajudar na diagramação.
Estrutura do Livro
CAPA – é aquela que seduz o leitor e o leva a abrir o livro, em meio a milhares de ofertas e, posteriormente, ler a sinopse que se encontra geralmente na parte de trás do livro (quarta capa). É a sinopse que irá convencer o leitor a comprar o livro, por isso a capa é tão importante.
CONTRACAPA E SINOPSE – Conhecida também como quarta capa, a contracapa faz par com a capa. No livro digital, ela não existe na maioria das vezes. A sinopse aparece na página de vendas do eBook. Capriche e descreva sua história de maneira empolgante.
FOLHA DE ROSTO – Essa parte do livro, assim como a falsa folha de rosto, imprime dados da obra, como título da obra, número da edição e / ou impressão, ano, etc. Nela, costuma vir impressa a ficha catalográfica, de suma importância para classificação em bibliotecas. Devido a esse número, os escritores registram o seu registro ISBN, que é intransferível nessa folha de rosto, assim como créditos dos profissionais da publicação. No caso da plataforma da Amazon, ela disponibiliza um ISBN que será usado somente internamente. Caso deseje publicar impresso ou em outra plataforma, será necessário o registro na Biblioteca Nacional.
DEDICATÓRIA – Nessa parte, a escrita é mais pessoal. É usada para homenagear e explicar. Texto curtinho.
AGRADECIMENTOS – Muito parecido com a dedicatória, o escritor agradece pessoas envolvidas no projeto ou elaboração do livro. Também é pessoal.
SUMÁRIO – O sumário é uma estrutura que explicita os capítulos, divisões, títulos e páginas.
ÍNDICE – Embora sejam distintos, muitos confundem sumário com índice. Os índices vêm no final dos livros e nem todos os têm. Via de regra, são usados em livros de caráter mais técnico. Em geral, eles estão registrados por temas ou assuntos.
PREFÁCIO – O prefácio, ou apresentação, pode ser escrito pelo próprio autor. Entretanto, se for escrito por outro autor ou pessoa com relevância, a obra terá mais credibilidade. É uma maneira de apresentar sua obra para o público leitor.
MIOLO – É o livro em si. A obra prima. Essa parte você entende melhor do que eu , rsss!
Depois de estruturado, vamos formatar seu trabalho.
Dicas de Formatação do Livro (diagramação)
Como falamos anteriormente, a Amazon publicou o Guia simplificado para formatação de eBooks. Assim, vamos dar apenas algumas dicas:
1. Faça a hierarquização das informações com título, subtítulo e corpo de texto;
2. Sempre comece um capítulo em uma nova página. No Word, utilize as teclas de atalho, Ctrol+Enter, ou clique em inserir quebra de página. Não use Enter até chegar em outra página, pois seu livro ficará desconfigurado;
3. Utilize fontes simples e de fácil leitura. Use, no corpo de texto, as fontes Times, Times New Roman, Garamond ou Minion Pro. Para os títulos, use fontes como Arial, Helvetica ou Avenir para dar destaque. Sugiro que configure o corpo de texto com tamanho 12, subtítulo tamanho 15 e título tamanho 18. Esses tamanhos podem variar sem problema, mas não use tamanhos muito pequenos ou muito grande para não dar erro. O próprio usuário pode aumentar ou diminuir a fonte quando for ler;
4. Não utilize a tecla TAB;
5. Não use 2 ou mais espaços consecutivos (nem mesmo depois do ponto final de um período);
6. Não pressione a tecla Enter 3 ou mais vezes;
7. Você poderá usar os estilos do Word, isso facilitará sua formatação;
8. Evite caracteres especiais e formatação que não possa ser suportada em todos os dispositivos;
9. Não utilize símbolos providos de fontes distintas, como por exemplo os símbolos da fonte Wingdings ou do mapa de caracteres. Ao converter, poderá aparecer algo diverso do que foi inserido;
10. É possível inserir imagens, caso deseje;
Depois de ajustar as quebras, margens, espaçamentos, capítulos, imagens e outros elementos do eBook, é hora de seguir com a publicação do original no programa Kindle Direct Publishing.
Como publicar um livro na Amazon
Com o arquivo finalizado, é hora de seguir para o envio do livro no Kindle Direct Publishing com a mesma conta – ou uma nova, caso não tenha – da Amazon. Siga para kdp.amazon.com/pt_BR/ e faça o login.
1. Ao acessar o KDP, clique em “+ eBook Kindle”;
2. Na primeira etapa, serão definidos os detalhes do eBook (título, autores, descrição, categoria, palavras-chave e etc). Ao finalizar essa etapa, selecione “Salvar e continuar”;
3. Na segunda parte, serão inseridas as informações de conteúdo do eBook, é nessa etapa que será feito o upload do arquivo do manuscrito, da capa e do ISBN (se houver);
4. Na última seção, são definidos os valores de preço, royalties e disponibilidade em outros territórios que a Amazon atua. Ao finalizar essa etapa, clique na opção “Publicar seu eBook Kindle”.
Vale ressaltar que a Amazon tem duas opções de pagamento de royalties: 35% ou 70%, mas esse repasse depende do valor cobrado pelo eBook na loja. Há um mínimo e um máximo para cobrar a fim de receber os 70% — fora desse escopo definido pela empresa, os royalties serão de 35%.
Após a inscrição do eBook no Kindle Direct Publishing, pode demorar até 72 horas para o livro estar disponível para venda na Amazon. Uma vez publicado e nessa mesma plataforma, há ferramentas para acompanhar o histórico de vendas ou cadastrar o produto em campanhas publicitárias, como a promoção de livro gratuito por uma semana.
Outra opção é cadastrar-se no KDP Select, o qual permite distribuir o eBook pelo Kindle Unlimited. Nesse caso, o valor pago ao autor é definido conforme o número de páginas lidas pelos leitores do programa.