Como funciona o processo de criação?
Quando falo em processo do design lembro do Professor Claudio Maia (UnB, 1998), um dinossauro do design, como ele mesmo costumava se intitular. Falava que o design é 10% de inspiração e 90% de transpiração. Nota-se em seu discurso que é um trabalho minucioso e que acarreta bastante trabalho. O design não é um “estalo” que acontece na cabeça de um profissional e está tudo resolvido.
O trabalho de um designer é fruto de um processo para oferecer ao cliente um projeto coeso, robusto, que alcance o objetivo estabelecido com eficiência e eficácia. Oferecendo, dessa forma, a solução adequada para o problema identificado.
O que é levado em contato no processo?
Não pretendo aqui entregar uma receita de bolo. O processo de criação não é fechado. Pode variar de acordo com a necessidade do cliente, perfil do profissional de design, metodologia adotada para a solução a ser desenvolvida. Ou seja, cada profissional pode criar seu próprio processo de criação.
Basicamente, são adotas 4 etapas, que se dividem em outras etapas.
1. Conhecer
2. Analisar
3. Definir
4. Prototipar
1. Conhecer – Para desenvolver um projeto deve-se conhecer primeiramente a marca. Quem é seu cliente? Quem ele atende? Qual o objetivo do projeto e o que ele protende alcançar? É necessário buscar informações tanto sobre a própria marca como também sobre o universo em que ela está inserida. Assim, podem ser utilizadas ferramentas de coletas de dados.
a. Briefing – Ferramenta de coleta de dados cujo o objetivo é extrair informações da marca, de seus clientes, áreas de atuação dentre outras informações. Após o brienfing costumo realizar mais uma reunião com o cliente para refinar informações e buscar dados que não foram apresentado ou ficaram superficiais.
b. Pesquisa – Outra ferramenta que irá ajudar no projeto são as pesquisas, que tem por objetivo mapear o mercado de atuação da marca, conhecer concorrentes e produtos similares, bem como saber como esses atuam no mercado.
2. Analisar – Com a coleta de dados é possível definir de forma mais assertiva o problema a ser tratado. Para tanto, é necessário a análise das informações obtidas. Para viabilizar a análise podemos utilizar ferramentas como:
a. Análise SWOT – Define-se as forças, fraqueza, ameaças e oportunidade com o objetivo de otimizar pontos importantes para a marca
b. Mapa conceitual – A ferramenta viabiliza armazenar, organizar e integrar informações
c. Painel semântico – Construção de um painel de referências visuais como cores, sons, imagens, texturas. Podem ser inseridas no painel logomarcas, elementos gráficos, tipografia, layouts dentre outros. O painel possibilita analisar composições gráficas de concorrentes, evitando erros e propiciando melhorias nos aspectos visuais ou criação de novos conceitos.
3. Definir – Após a análise torna-se possível a definição para melhor estratégia e para a condução do projeto. Estabelece-se qual solução atendem melhor a demanda da marca. Nessa fase deverão ser observados aspectos que deverão conter o projeto, tais como: cores, tipografia, elementos gráficos, layouts, peças a serem desenvolvidas. Essas características se alinharão com a imagem que a marca deseja transmitir. As gerações de alternativas deverão observar tais características de modo a estabelecer um discurso único e focado na percepção da marca.
4. Prototipação – Essa etapa é fruto de toda bagagem de informações adquiridas até aqui. O protótipo deve ser voltado para atender a demanda previamente estabelecida, observar as características de seu público alvo, bem como as características que tornarão a comunicação mais fluida entre a marca e o receptor.
Para desenvolver a prototipação são usados software gráficos como: Illustrator, Photshop, InDesign, CorelDraw, dentre outros. Por isso, projetos de design superficiais e com pouca efetividade, geralmente são iniciadas apenas nessa fase, sem um estudo prévio e sem se preocupar com o alcance da marca ou se essa irá passar a imagem adequada para o público correto.
Conclusão
Para desenvolver um projeto que traga resultados para seu negócio, é necessário conhecer o que se vende, para quem se vende, onde se vende e como se vende. E o design possibilita acolher todos esses pontos, agregando valor a sua marca.
Vamos trabalhar juntos?
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Então, como posso ajudá-lo? Conte um pouco sobre seu projeto. Uma logo? um site? Qual objetivo pretende alcançar ou qual público quer conquistar? Seja o que for, acredito que podemos ter boas ideias junto e desenvolver um trabalho fantástico. Clica no botão aqui em baixo e vamos tomar um café. Mesmo que seja virtual.